Laura Piardi: Libâneo e a Pedagogia
Libâneo e a Pedagogia
Por Laura Piardi (resumo com base no texto de José Carlos Libâneo-Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas)
Para total entendimento da pedagogia, é preciso saber o que é um pedagogo, quais os tipos que exercem essa função, quais os campos de atuação, qual a diferença entre pedagogia e docência, quais os princípios da formação dos professores e quais são os desafios da atualidade.
O que é o pedagogo e quais são seus tipos?
"Quem, então, pode ser chamado de pedagogo? O pedagogo é o profissional
que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente
ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de
saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente
definidos em sua contextualização histórica."- José Carlos Libâneo.
Existem 3 tipos de pedagogos o Lato Sensu que são genuinamente pedagogos, são os professores de todas as modalidades de ensino; O Stricto Sensu, que trabalham com atividades de pesquisa, documentação, formação profissional, educação
especial, gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica,
animação sociocultural, formação continuada em empresas, escolas e outras
instituições e os Ocasionais, que dedicam parte de seu tempo com atividades de assimilação e reconstrução de uma diversidade de saberes.
Pedagogia vs. Docência
É importante a ressaltar que esses dois campos divergem e se unem de diversas maneiras. Divergem quando colocados em um ambiente de trabalho, onde a docência trabalha com o ensino e a pedagogia trabalha com atividades educativas(normalmente lúdicas), porém, ambas se tornam uma quando uma atividade pedagógica ensina o aluno, por exemplo.
Assim dito pelo autor, José Carlos Libâneo, Importa
formalizar uma distinção entre trabalho pedagógico (atuação profissional em um
amplo leque de práticas educativas) e trabalho docente (forma peculiar que o
trabalho pedagógico assume na escola). Caberia, também, entender que todo
trabalho docente é trabalho pedagógico, mas que nem todo trabalho pedagógico é
trabalho docente.
Campos de atuação do Pedagogo
Tais campos são: as escolas e os sistemas escolares; os movimentos
sociais; as diversas mídias, incluindo o campo editorial; a áreas da saúde; as
empresas; os sindicatos e outros que se fizerem necessários. Há uma diversidade de práticas educativas na
sociedade e, em todas elas, desde que se configurem como intencionais, está
presente a ação pedagógica. A contemporaneidade mostra uma “sociedade
pedagógica”, revelando amplos campos de atuação pedagógica. Como dizia Libâneo em seu texto.
Pode-se definir 2 eixos de atuação educativa, a escolar e a extra-escolar. No eixo de atuação escolar pode incluir 3 tipos de atividades que se diferem:- A de professores, de escola privada e pública, de todos os níveis de ensino;
- A de especialistas da ação educativa escolar trabalhando nos níveis centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino;
- A de especialistas em atividades pedagógicas para escolares atuando em órgãos públicos, privados e públicos não-estatais.
Já no eixo de atuação extra-escolar, há 2 tipos de profissionais, os que exercem atividades sistematicamente pedagógicas e os que ocupam apenas parte de seu tempo nessas atividades:
- Formadores, animadores, instrutores, organizadores, técnicos, consultores, orientadores, que desenvolvem atividades pedagógicas (não escolares), em órgãos públicos, privados e públicos não-estatais, ligadas às empresas, à cultura, aos serviços de saúde, alimentação, promoção social etc.;
- Formadores ocasionais, que ocupam parte de seu tempo em atividades pedagógicas, em órgãos públicos estatais, não-estatais e empresas, referentes à transmissão de saberes e técnicas ligados a outra atividade profissional especializada.
Princípios da formação de professores
"Assim, é reivindicada, com toda a legitimidade, a presença atuante de profissionais dotados de capacitação pedagógica
para atuarem nas mais diversas instituições e ambientes da comunidade. Essa participação pedagógica
também exige preparação prévia, sistemática e qualificada."- José Carlos Libâneo.
Princípios que os educadores construíram ao longo dos últimos anos em seus movimentos, encontros, pesquisas e debates:
Princípios que os educadores construíram ao longo dos últimos anos em seus movimentos, encontros, pesquisas e debates:
- Instituição de uma escola específica para a formação de professores, voltada para a atuação docente, o desenvolvimento profissional e a construção da identidade de professor;
- Reconhecimento de que a identidade profissional do professor se constitui da dimensão epistemológica e profissional.
- Dependência entre teoria e prática, entendendo que o curso de formação e as escolas são espaços de formação teórica e prática, observando um regime pelo qual os estudantes alternam períodos de permanência nas escolas e na universidade;
- Compreensão da pesquisa como componente essencial da/na formação;
- Permanência dos graduandos nas escolas em atividades de estágio com a finalidade de: promover a observação, experimentos e análises das situações de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento de atividades que propiciem a reflexão, a discussão teórica e a elaboração de hipóteses, o exercício da docência;
- Apresentar formas de trabalho coletivo e interdisciplinar;
- Visão integral do processo escolar/educacional, compromisso social e ético.
Desafios da Educação Contemporânea
É nosso entendimento que, de fato, a condição pós-moderna
põe à educação desafios bastante concretos. Ao mesmo tempo, pensamos
que a Pedagogia, herdeira dos ideais da modernidade, precisa continuar
postulando seus ideais numa perspectiva crítica, todavia “no interior das condições
de existência do mundo pós-moderno e não em oposição a elas”
(GIROUX, 1993).
Em meu entendimento a respeito do texto, escolhi a desvalorização da profissão como o principal desafio do educador atualmente. Considero isso devido ao baixo nivel de remuneração dos pedagogos/professores, da falta de educação para com os docentes (tanto do aluno/família quanto a escola), da despreocupação vinda do governo para investimentos escolares, isso tudo levando em conta que sem a pedagogia na vida, não há conhecimento e educação.
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